terça-feira, 1 de junho de 2010

ESCREVER EM VÃO

É verdade, escrever, digo, título é muito importante. Eu não tenho um sequer. Sei que ele recobre mais que a capa de um rei, principalmente, quando a capa é dada, justamente, pelo rei.
Eu conheci um pequenino, rei não o vi com capa nem depois que cresceu. Um verdadeiro rei, o autêntico rei.
Quem é que usa roupa parecida com a que ele estava vestindo naquele grande dia? Roupa sem costuras. Eu só vejo quando eles erguem os braços.
Apesar de toda hierarquização, não conheço a que é dada cada função para cada nome.
No xadrez, toda vez que alguém pega o bispo pra jogar eu digo, frade. Criança, né, diz logo, é bispo, mas ela não diz : Não está vendo o chapéu? Porque xadrez é muito interessante, só se conhece as peças ppor causa do que elas têem nas cabeças. Padre tem chapéu? Não sei, nunca prestei atenção. A melhor parte de uma missa é justamente o levantar dos braços dos padres, não conheci tantos assim, só o da igrejinha. Mas, acredite, ela era feita de tantas gerações daquele lugar que o prazerque as pessoas tinham era sair da igreja para comemorar na rua. Coisa lógico, de baianas.
Porque, caríssimos, na Bahia quem produz(ia) festa eram as mães, com as irmãs, com as tias, primas, vizinhas. Era festa de verdade (sinto muito, mas não posso dizer igual a hoje)
Churrasco na igreja é coisa nova. Igualzinha a música, roberto carlos é coisa nova.
Diz que vai, vai. Diz que vem, vem. Nunca entramos nessa de tudo é nosso, mas só queremos o petróleo. Tô longe de campanha.
Tenho certeza, que um dado momento na missa, havia uma campanhia.
Bom, quando se toca a campanhia e anuncia um nome é porque o Rei já está presente, afinal, foi ele quem convidou.
Eu, atento, ficava procurando: Cadê o manco, o coxo, o isso, o aquilo. Não tinha um sequer, em toda aquele extenso lugar, nem perna quebrada havia.
Afinal, ali não é tribunal onde na entrada do juiz todos se levantam. De convidados, só jurados. Jurados, de quê?
Diz que praga também é ameaça. Eu não fui considerado, por Deus, praga, mas fui considerado por Deus. Considerado é prezado. Quando se trata de rei, é merecedor de honra, e de honra, vocês todos, importantes ou não devem saber.
Escrevi tanto, de honra até ali que não consegui lhes dar a resposta devida.
Ah, não sou humano, para quem honra é dívida. Só devo ainda estar vivo a ELE. E, o que eu tinha que dizer sobre honra , se sumiu, é porque não era para ser escrita. A palavra é essa. ESCRITA.
Aliás, mancos naquela localidade tinha, eles sõ não estavam na igreja. Estavam fazendo morad(i)as. Quem sabe o que é construir morad(i)as ou precisar delas, sabe que o dono da obra está sempre cobrando a conclusão dela. E, como sou exímio verificador de obras.
O que eu ia verificar na igrejinha enquanto os mancos trabalhavam?
Aqueles aos quais o mestre convidou entraram mancos, coxos, isso, aquilo. Acidente de trabalho, não de nascença, de nascença foi o cego e o que lhe perguntaram? Quem pecou para este nascer assim. Curioso, não. Tantos cegos foram vistos antes de serem curados.
Vinde, benditos do meu Pai - É o que a campanhia dizia.
Antes, depois do parente a pessoa mais importante, não era o presidente, o rei, o faraó, os cantores/atores nacionais e internacionais, o padre ou o pastor, era simplesmente os vizinhos.
Deus mandou os israelitas pedirem alguma coisa a faraó, aos conselheiros, aos magos, aos que os chicoteavam? Não, mas aos vizinhos.
vocês não sabem como é que um rato sobrevive? Assim. Passando de uma casa para outra. Agora são casas afastadas quilômetros. Desculpe, o meu é colônia. Vocês acham que vou andar léguas para alcançar outra casa? Romper muro, água de jardim,piscina. Sinto muito. Não sou peixe e nem ele faz isso.
Ó Seculos secloros, amém
Se tiver alguém que resolveu ultrapassar essas barreiras desnecessárias, com certeza, não foi eu. Não foi eu mesmo. De riquinhos eu já estou cheio. O da revistinha, claro, continuo gostando.
Porque riquinho começa com um título. Novo rico. Eu gosto dos ricos, mas estou procurando e ainda não os achei, porque ninguém é tão rico o suficiente para andar pelado na rua, mas para o exibicionismo da decadência humana, tem click. Porque rico é quem pode, desnudo, sair pela rua sozinho, pois o único título que receberá será esse: Louco. Seja pobre , seja rico, ou então, chame a polícia: Atentado violento ao pudor, só pode em grupo, é artístico.
Aquilo que o homem tolera é tolerável. Aquilo que o homem não tolera é intolerável.
Desculpe, amigos, mas a liberdade não tem preço. Ela é inegociável, não está no tribunal sendo requerida em disputa por promotor e advogado.
Vocês, simplesmente, não são livres desde, agora e não o será para sempre, a não ser que creia.
Seguir multidão é fácil, decidir sozinho, não.
EU SOU AQUELE O QUE HAVIA DE VIR. Mesmo JOão titubeou, imagine vocês que fazem qualquer negócio com alguém que possa fazer uma morad(i)a. Só que não comigo.
Eu lhes propus morada nova, mas vocês estão sabendo tanto sobre o novo. Aliás, cadê o milênio?
O mestre disse: o quao era difícil para o rico entrar no reino dos céus. E, só porque é difícil não se pergunta, porquê? Amo ouvir a minha voz. A anos e anos, lembram da rosa, dos espinhos?
A primeira coisa a saber, é, Rico por que? É eterno? Conseguiu com o dinheiro que tem comprar a eternidade? Porque o proprietário é simplesmente, incorruptível mesmo.
Se nenhum dinheiro do mundo consegue fazer isso, logo, ricos e pobres estão no mesmo pé de igualdade.
Quando a corrida começou?
Pobre tem fome, rico tem que manter a etiqueta, a silhueta. Bom, aquele rico comia e pelo menos sobrava migalhas para o pobre comer, foi dado a ele ao menos o direito de conversar e crer, e pedir, só não foi atendido. Vantagem do pobre.
Em algum outro lugar, vocês que lêem Bíblia ouviu o mestre falar do pobre em vantagem? Eu estou dizendo em vantagem. Porque, para quem é vantagem o mestre dizer: Os pobres sempre tereis convosco? Depende do que se tem a oferecer aos pobres, pois nem sempre quem dá aos pobres é justo.
Pobre é uma mercadoria, mas não é com ela que se atinge o céu. Seria querer demais, todo o trabalho que Deus teve, até permitir que seu filho fosse comprado como mercadoria barata, para depois um monte de pobres tecer as loas, ficar com a fama.
O que fez a fama do pobre mestre foi ele não parar de pregar, de curar, de orar.
Rico, estou vestido de verde.
O rico, o rico mesmo, de verdade, com relação a sua riqueza é assim: Confia mais no homem do que em Deus, porque Deus não trabalha com favores. Conheço fulano, beltrano, ciclano. Me dirigirei a ele para...
Ás vezes, a dívida do grante é tão grande para com o rico que ele sente obrigação de ajudá-lo. Quem sabe bem disso é Eliseu. Mas vocês já viram aí no Brasil isso acontecer. O tal do privilégio de informação, coisa semelhante ao relacionamento de Eliseu e a sunamita.
Para rico é assim, dinheiro é meio, meio é caminho, caminho é a resposta. O problema do rico não é ele ser rico é ele ser atrativo para os grandes.
Vocês já viram fila de pobres em porta de casa de rico?
Embora a vontade seja grande, não vou dizer porque a cuia que eu conheci. Huuum! Cheiro irresistível. Queijo Palmira, do melhor para o meu paladar. Todas as casas tinham, as que não tinham não deixavam de comer. Sim, era esta a prova de riqueza, quanto a utilidade da pia (desculpe, cuia)cuia para comer, cuia para tomar banho. Não é um contrasenso? Cadê Palmira, sumiu? Vocês devem saber que o rico é definido, apenas, pelo queijo que ele come, dos quais eu nunca provei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário