sábado, 29 de maio de 2010

A vida, através da gramática, é dura. Talvez por isso se diga, a vida é curta temos que aproveitá-la ao máximo. Em suma - ee giria serve para isso- curta a vida. Mas, quando todo mundo fica nessa de curtir eu vou pelo termo verdadeiro. Curtir. E eu não sei porque associei isso a porco e não ao boi.
O que é que vocês fazem com o couro do porco? Eu nunca vi um aberto na sala de visitas onde vocês o colocaram. Tô visualizando o couro de porco sendo raspado como se raspa os peixes para tirar-lhe as escamas, isso quando eles têm escamas, senão, vai com o couro mesmo.
A vida através da gramática é muito curta, quem diz gostar de ler não quer texto simples, escrito por criança, por exemplo.
Quantas crianças vocês já viram com livros em prateleiras de bibliotecas, de livrarias? Mas tem muitos adultos dando uma de criança, fazendo adultos rirem com o seu sarcasmo. É a tirania da gramática. Para criança escrever tem que sofisticar a escrita. Põe a meso ali. Mesopotâmia? nâo, a enclise, mesoclise, próclise.Quem estuda, pelo trabalho que teve em aprender, quer ver isso. O que é meio, o que é antes e o que vem depois, sem deixar de ser pró.
Reduzir. Eu sei que tem coisa de reducionismo, e escrever em jornal não deixa de ser coisa fácil, principalmente se soubesse que todos os ratos no mundo lêem. Somos bem instruídos.
Já vi muitos, destes chamados cronistas, jogando tiro ao álvaro, digo, tentando acertar a cesta mas, como o humor não era daqueles para fazer isso jogava fora da cesta mesmo. Para jogar basquete tem que ter aquele toque de bom humor e isso cronista não tem, o humor deles é caústico. Sou cachorro, não, que adora fazer a bola rolar, mas não no meio campo, ou não sei em que área. Quem trabalha com área não sou eu. Não sou eu, estou certo.
Agora com a internet fica tudo mais fácil para os cronistas, porque, curiosamente, só existe cronista se for famoso. Regra do editor? Afinal, quem mais tem para dizer? É quem aravessou sua via crucis e chegou onde tinha que chegar. É a regra. Conceito faz tijoso. Estou fora. Chiqueiro chique, hoje em dia, não tem lama, é lavado todos os dias, como fazem com os peixes depois de lhes tirar a infância, digo, as escamas. Troquei a palavra ali porque pensei uma outra coisa, mas agora, na hora de escrever ali eu estava pensando sobre o uso do lhe, não sei exatamente onde colocá-lo para me tornar escritor adulto, se na frente, no meio, ou no fim de certas palavras.
Ainda bem que são nas certas. Por exemplo, você tem um rei no Brasil que não quis o requinte e disse: Eu te proponho, não dizer nada, seguimos juntos na mesma estrada. Como isso é possível? Não vou comentar, as palavras por si mesmas já dizem tudo.
Cada mundo tem o rei que pediu a Deus. Históricamente, não, mas a outro homem.
É mestre, mais um rei que não aprendeu. Qualquer um entendido sabe que na introdução se diz tudo. É uma tentativa do autor de convencer o seu leitor a continuar.
Não estou querendo me denunciar. Neste aqui vou ler a introdução. Ah! A vida através da gramática é curta.
O mestre disse: O que ouvir em oculto fale no telhado. O mestre me denunciou. Que outro bicho um telhado suporta, além do passarinho e eu?
Desculpe, não tenho a ver com teto de vidro nem o mestre. Se apenas uma telha de vidro clareava uma casa inteira, pra que o teto solar?
Pequenininho, amigos do rei ou vocês acham que não tive infância? E com quem vocês acham que eu ia brincar quando subia no telhado? Criança, porque criança brinca com criança seja da espécie que for.
Nem todos aprendem a lição de subir equilibradamente no telhado de sua casa, muitos nos seus magníficos apartamentos sequer me conhecem, é por isso que acreditam que para ficar visível é melhor ter teto de vidro do que uma casa de telhas. A gente chama isso de redoma. Quem mora em redoma é escorpião, aranha e outros seres. Claro, como que o mestre dá uma ordem e não é obedecido?
Em que idade, para criança, tudo é brinquedo? Vamos aos especialistas. Mas eles ao menos, depois de ter me visto, foram ao telhado aprender sobre equilibrismmo?
Agora. você abre aí no seu blog e lê> denuncie abuso. Nunca abri, nã osei do que se trata. Tô te abusando? No meu território, abusar era abusar mesmo, não só com gesto, mas com palavras. Agora é booling, sei lá, nome importado do exterior, porque no Brasil, movido à música, o abusar era de se demorar fazendo algum coisa, tipo pegar, falar, criança com criança; Mas o que virou hit foi Daniela cantando, você abusou, tirou partido de mim abusou, mas não faz mal.
Crianças eu conheço muitas, tempo por tempo, geração por geração. E, no tempo que abusar era termo baiano-infantil, referia-se a criança que brincava com criança. E, o que é que faz uma criança gritas? Não é saber que tem uma pessoa para ouví-la, sim que tem muitas e qualquer uma pode manifestar-se a favor dela. Lugar de criança brincar era a rua.
Eu sei lá onde as cantoras e cantores baianos brincavam, cada um em suas épocas, tempo, geração?
Mas, o mestre, mesmo sabendo que aqueles homens estavam exorbitando (né chique pra adulto que extudou) do poder, do direito, da força, não quis chamar os seus protetores - como as crianças lá em Salvador tinham -. E ele disse a quantidade. Uma legião.
Click, máquina ultrapassada.
Eliseu : São mais o que estão conosco. Não foi suficiente a sua palavra. Ele teve que abrir os olhos do menino. Incrível, não, sendo tantos, foi preciso ele falar com Deus sobre o que teria que fazer.
É a segunda cegueira da Bíblia de vocês, a terceira foi a de Paulo. a quarta foi a que Paulo determinou. Incrível, não. A pessoa era mágica. Se ela se converteu, qual terá sido a introdução da mensagem dele. Muito parecida com a de Paulo, estava chicanando do evangelho, quando de repente fiquei cego,(só ele sabe o que viu quando ficou cego) pelo poder de Deus, e agora estou aqui para lhes dar testemunho do que Deus pode fazer com um homem quando quer resgatá-lo e através dele manifestar a sua glória.
Dava dando tratos as bolas, para lembrar do texto que eu li na Bíblia de vocês, muito usado em igrejas, mundo afora.
Aquele que está em nós é maior do que o que está no mundo.
Está na Bíblia de vocês esse texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário