quarta-feira, 26 de maio de 2010

Que me desculpem os entendidos, mas MOisés não foi treinado para ser primeiro ou segundo, sim para ser apenas conselheiro. No Brasil estamos tendo a comprovação para o mundo, de que um bom dirigente só precisa, para governar, de bons conselheiros. Mas isso serve para todos os tipos de governos, mesmo os faraônicos. Não. Mas MOisés, no Egito, era mais que conselheiro, ele era trabalhador, ele trabalhava para Faraó como verificador de pessoal (quase obras). Um país adiantado, supostamente organizado, sabe, que mais importante que a obra são as pessoas que as contróem, que as executam. Essa tese, Moisés levou ao máximo, no seu trabalho. É melhor perder um que comanda do que aquele que constrói. Também era tese intelectual de MOisés levada a efeito por ele.
Estou ansioso pra dizer, por isso interromperei, não se com volta, sobre MOisés. Mas a ausência faz isso. Na ausência faz isso. Na ausência de outras só restou a mim.
Caminho não se constrói com objetos, com obras, apenas, mas com o que possa ser tirado.
Vocês sabem quantas pessoas abandonaram oque tinha pensando em salvar a vida(estou falandodo trajeto Egito-Deserto pelo mar).
Quantas pessoas vocês acham que deixaram seus bens naquele caminho por causa do medo? Ou vocês acham que aquelas pessoas que estavam tremendo de medo, vendo aquele mar fechado, ficaram confiantes ao vê-lo dividido e lá pelas alturas?
O que vocês acham que eles iam fazer com aqueles animais no deserto?
E, se eles tivessem levado animais, porque não fizeram holocausto ao invés de bezerro de ouro?
Foram os crentes que atravessaram o mar? Não, foram os não crentes, o medo as vezes trasveste uma pessoa de corajosa.
Foram os não crentes que atravessaram o mar. Porque você pode ficar crente por causa do que o Egito te dá - que no caso dos israelitas - aquilo que não se pode comer.
Quando un navio esta eminentemente afundando, o que se faz?
Vai se esvaziando, vai se tirando o excesso. E o que é achado como pesado? encomenda, comida. Lembram de Jonas? Só por que no caso dos israelitas não havia o navio o comportamento do ser humano mudaria?
Que me desculpem os adeptos de morrer no deserto, mas se entrou algum crente naquela trilha, lá do outro lado não chegou.
Afinal de contas, qual foi a proposta de Deus.
Para quem não sabia sobre ofertar a Deus, tanto faz fogo como água. Acha que foram muitos que confiaram em Deus de que ele vê tanto o homem quanto o animal para fazer a sua obra?
Eram bois, vacas, ovelhas. Estes eram trabalhadores. Qual a primeira coisa que o homem precisa para ser chamado de trabalhador, de profissional? PACIÊNCIA, para com o objeto do seu trabalho. (aprendizado).
Alguns desistiram porque, como Balãao, fizeram o mesmo que ele, e naquele dia Deus não falou a favor.
Não é fácil começar a serr pastor aprendendo sobre o destino da ovelha, como Moisés aprendeu.
Até nós, humanos, somos assim, primeiro comemos depois bebemos. E, se tiver um poço de onde tirar a água, pra que melhor?
Desculpe, MOisés, mas poço é para pastoras. Você lembra da samaritana? Abandonou o pastor no poço e foi dar de comer para as suas ovelhas.
É sorte grande, sempre, para qualquer pastor, encontrar uma pastora num poço para lhe dar água. Seja pra ovelha, seja para camêlo.
Sei não, mas de onde vem os poços no deserto? Outro dia ouvi notícia que existe em algum lugar do Brasil água debaixo não sei de quê que dá para sustentar cidades.
Pois é Moisés. Como atodo MOisés, mesmo com toda intelectualidade, a força é iimperativa, é o poder do homem. A força. Proteger com intelectualidade? Como?
Parece que MOisés também nao conheceu sobre JOsé. Há intelectualidade e intelelectualidade. Parece que o conhecimento é algo que se perde com o tempo, foi o que aconteceu com Faraó do tempo de MOisés.
Ele ignorou a regra prima do poder. Ninguém governa sozinho, principalment, sem saber.
Talvez o que ele tenha aprendido, foi que Daraó dispensou os seus conselheiros para dar ouvidos a um único homem..
Ele quis ir mais além, sendo ele próprio a fazer isso, determinar a nova do seu governo. E no que ele pensou? Apesar das riquezas do Egito, ele viu-o como um país frágil e pensou em proteção.
Que raciocínio, se ele queria proteção era só transformar o inútil no útil. Guardas de Faraó.
Eles não fizeram falta alguma na reconstrução do Egito.
Deus não faz pouca coisa não. Será a velocidade dos cavaleiros do Egito a mesma do povo andando com bois, vacas, ovelhas?
Brincar é maestria de Deus. Por que ele quis ser visto como nuvem e como coluna?
Estou precisando buscar na minha memória - que como vocês podem ver, é boa - a trama da história. Quem primeiro chegou do outro lado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário